Páginas

domingo, julho 03, 2011

Sangue, sexo e bons exemplos

Comecei a assistir a série Spartacus - Blood and sand.
Esteticamente, um deleite para as amigas e amigos que gostam de apreciar o nú masculino, desde que tenham estômago para aguentar os estripamentos e degolações.
O enredo é comum, o roteiro convencional e a direção, até o momento, impecável (para um leigo como eu), resultando em atuações muito convincentes.
Mas onde a série verdadeiramente surpreende é nas entrelinhas do roteiro.  Para o pessoal de RH que gosta de utilizar cenas de filme como exemplos situacionais para treinamento de executivos, a série é uma mina de ouro. 
Temas como compromisso, motivação, trabalho em equipe, confiança, foco no cliente, negociação, planejamento, execução, controle orçamentário e, seguramente, outros relevantes para o desenvolvimento de profissionais em ambiente empresarial são abundantemente referenciados episódio após episódio.
Claro que as meninas do RH vão ter que fazer um esforço adicional para deslocar sua atenção dos gladiadores para as oportunidades de treinamento, mas isso se consegue numa terceira passada de olhos.
É de certa forma curioso encontrar numa série que procura reproduzir o ambiente amoral da época do já decadente Império Romano tantas "lições" aplicáveis à ética empresarial moderna.
Mas é como dizia meu avô, explicando o funcionamento do I Ching: quando você sabe qual é a pergunta, pode encontrar a resposta até em bula de remédio...

5 comentários:

Ju ♥ disse...

eu juro q não me imagino num treinamento vendo Spartacus... mesmo q seja só pela didática, maaas, depois das 'aulas', socializar com os colegas de classe é interessante.

A. Marcos disse...

SE tem homem pelado...tô fora.

Flavio Ferrari disse...

Juliana: sossega, menina ...

Flavio Ferrari disse...

Marcos: que é que é isso, companheiro ? Homofobia anda fora de moda ... rs

Ju ♥ disse...

hahahahaha
não posso e não devo sossegar.
bj