Páginas

quinta-feira, novembro 16, 2006

Slow Down (SD), Confort Zone (CZ), Speed Up (SU)

Como esta sua relação com o trabalho cotidiano ?
Confortável: você dá conta das tarefas, não há grandes desafios, suas competências são as necessárias e suficientes para a posição, você gosta do que faz ?
Sobrando: tem domínio total do trabalho há tempos, suas competências são mais do que suficientes, não consegue evitar uma certa sensação de aborrecimento ?
Faltando: o trabalho é bastante desafiador, ainda precisa desenvolver algumas competências necessárias, enfrenta situações aflitivas ?
Embora a maioria das pessoas sonhem com um trabalho fácil, trabalhar em "marcha lenta" (SD) costuma ser extremamente desmotivador, além de não contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional. Em alguns casos, pode até provocar um certo "embotamento".
No outro extremo, mesmo aqueles que dizem preferir o trabalho "acelerado" (SU) devem reconhecer que, viver permanentemente acima do limite é muito desgastante. Essa é uma situação que vem se tornando comum desde os tempos da re-engenharia e até eventualmente estimulada por algumas empresas. Pode contribuir para o desenvolvimento do profissional, mas tem como resultante segura o estresse.
A zona de conforto (CZ) é, como o proprio nome diz, confortável. Podemos trabalhar por muito tempo nessa situação, com singular alegria, até que a repetição torne o trabalho mais fácil e monótono (mudando de zona para SD). Seu único problema é contribuir pouco para o desenvolvimento do profissional.
Jovens costumam enfrentar bem alguns períodos SU relativamente longos. Profissionais plenos necessitam de algum conforto, pricipalmente para viver outro interesses (família, hobbies, etc.), mas demandam muitos momentos de SU para seu crescimento. Profissionais maduros preferem a zona de conforto, com alguns momentos SD para aproveitar melhor suas conquistas.
O importante é estar atento para a sua relação com o trabalho e buscar ajustar o tamanho do desafio aos seus limites e desejos.
Não é tão fácil como poderia parecer à primeira vista, mas ajuda a viver melhor ...

2 comentários:

CRIATIVE-SE disse...

Agregaria dizer que no competitivo mundo em que vivemos, os SD e os CZ são francos favoritos ao "GOOD BYE" nos casos de reengenharias mencionados no texto...restando poucas alternativas... você não acha? bjs

Flavio Ferrari disse...

Pois é Vivian ... mas é para isso que existe a área de RH.
O ideal é ajudar a promover o conforto em níveis razoáveis de desafio, promovendo o crescimento, do profissional e da empresa...
Aliás, é para isso que temos você ...