Páginas

terça-feira, setembro 26, 2006

A Praga Chinesa


O sempre iluminado Marcelo Coutinho, que se soma ao meu filho Rodrigo como referência inequívoca para pensamentos filosóficos, comentou-me uma interessante praga chinesa:
- Que você viva momentos interessantes !
Orientais são complexos até para rogar pragas.
Pensando um pouco sobre o que poderia significar uma praga que, a primeira vista, mais parece uma felicitação de ano novo, cheguei à seguinte conclusão: momentos interessantes são instigantes, e ocupam a mente de tal forma que impedem a introspecção. Nada mais terrível para um oriental iniciado na arte do auto-conhecimento.
Momentos interessantes seriam uma distração para o que realmente lhes interessa na vida.
Nas empresas, não é diferente.
Momentos "interessantes", de alta competitividade ou grandes mudanças, geralmente nos roubam a serenidade para pensar com profundidade.
Por outro lado, como não somos orientais, nos momentos de calmaria costuma-se pensar menos ainda.
Taí algo interessante para se pensar ...

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, se você precisa de alguém para executar uma tarefa importante, de forma precisa e em prazo exíguo...peça para a pessoa mais ocupada, a qual certamente corresponderá à sua expectativa.
"Aguardar o tempo certo e o amadurecimento garantem a boa fruta".
Um abraço.

Flavio Ferrari disse...

Esse seria outro ditado chinês ?

Anônimo disse...

Quanto ao ditado número 1 (do Flávio): o único problema referente a essa conclusão são suas funestas consequências teóricas: se os momentos de introspecção são a meta absoluta, se o máximo de perfeição é o máximo de isolamento (ainda que se considere o isolamento como seu oposto diametral, o "se tornar um com o universo"), a consequencia é a de que as pessoas são na verdade meros osbstáculos para seu regozijo eterno.
Viver em bangladesh é jogar o jogo da iluminação no Very Hard, viver na islândia é jogar no Very Easy

Quanto ao ditado 2 (Alberto): É, mas como agente não tem todo o tempo do mundo a melhor idéia é estudar, descobrir o melhor terreno, a melhor época, o melhor sistema de rotatividade e de plantio, modificar genéticamente a safra e pagar sub-empregados pra fazer a colheita...

Flavio Ferrari disse...

Pois é... eu sempre achei esse menino inteligente, desde pequeno ...