Páginas

terça-feira, julho 11, 2006

O Príncipe e as pesquisas


Na semana passada tive o grande prazer de jantar com ninguém menos do que Ronnie Von, acompanhado de Fábio Arruda e Cesar Giobbi.
Faço questão de mencionar que nosso eterno Príncipe é ainda mais simpático em pessoa e que a comida estava longe de ser cenográfica. O “chef” Carlinhos Awoki do restaurante Aldeia Cocar serviu-nos um Namorado ao Tupã para índio nenhum botar defeito.
Tratava-se de um jantar temático e o tema era pesquisa. Comentávamos o resultado de duas pesquisas internacionais que apontavam São Paulo como a segunda cidade mais gentil do mundo e a quinta mais cara.
Claro que dada a natureza “soft” do programa, não tivemos a oportunidade de discutir tecnicalidades.
Mas acredito que foi possível levantar uma questão relevante, tomando como exemplo principalmente a pesquisa sobre gentileza. O ponto é que em pesquisa existem 4 fundamentos importantes: para que, o quê, para quem em como perguntar.
São Paulo foi eleita a segunda cidade mais gentil do mundo, perdendo para New York. Duvido que ambas sejam as mais gentis. São grandes e impessoais demais para isso.
Entretanto, a pesquisa foi feita só em grandes capitais, baseada na observação de 3 comportamentos (ajuda oferecida para recolher papeis derrubados no chão, manter a porta aberta para o próximo e dizer obrigado depois de uma compra) e aparentemente com uma amostra não controlada (não obrigatoriamente representativa da população).
O resultado é publicado e repercutido em todo mundo, seguido de intensas discussões sobre o “fenômeno” sociológico identificado.
A questão é que antes de discutirmos porque São Paulo seria mais gentil do que o Rio de Janeiro ou Montevidéo, há que avaliar se a pesquisa, tal qual formulada e executada, realmente oferece um indicador confiável do grau de gentileza das cidades investigadas.
Para o meu conceito pessoal de gentileza, a pesquisa não é adequada, mesmo sem entrar no mérito de questões mais técnicas (como representatividade da amostra).
O programa será reprisado no dia 13/07, às 22hs (a entrevista em sí deve começar por volta das 23hs.

Nenhum comentário: