Páginas

quarta-feira, maio 17, 2006

Crise de Autoridade


Estamos todos estupefatos com os acontecimentos.
Vivemos, nos últimos 3 ou 4 dias, um pequeno exemplo das conseqüências possíveis de um sistema político-social inadequado para nosso país.
É importante notar que não se tratou de uma “guerra civil”, como queriam alguns. Não foi a população que se revoltou contra o governo. Ela sequer estava armada.
O que aconteceu, antes de tudo, foi uma demonstração de autoridade, e de falta dela.
Nas últimas décadas acompanhamos a derrocada das autoridades institucionais.
Começando em casa, com a ausência ou omissão dos pais na educação dos filhos, onde perdidas as referências de moral e bons costumes os filhos fazem o que bem entendem (e os pais “negociam”).
Segue nas escolas, nas quais, em função do novo modelo educacional baseado na “não-reprovação”, professores mal remunerados ainda não encontraram uma forma de substituir o autoritarismo (a ditadura das notas) por alguma forma de autoridade. Os alunos mandam (e os professores “negociam”). E, quando alguém tem a coragem de desafiar a “autoridade” discente, sempre pode contar com a presença dos pais (que só visitam as escolas nessa situação) em defesa do “juris esculhambandi” de seus filhos (regularmente através de ameaças).
E chegamos aos “poderes” constitucionais. Segundo professam os jornais, o legislativo legisla em causa própria, o executivo executa o que lhe convém e o judiciário, quando julga, também não dá bons exemplos. E aí aplica-se um derivativo da negociação: a negociata.
O problema é, portanto, endêmico.
Urge o resgate do sistema educacional brasileiro, destruído na época dos governos militares e nunca mais recuperado.
Só um povo educado é capaz e educar as novas gerações e exigir, através dos instrumentos disponibilizados pela democracia, o bom comportamento dos governantes.
Houve época em que faltavam referências.
Agora sobram ... Pena que sejam péssimas referências.

4 comentários:

doppiafila disse...

A melhor ocasiao de medir dois "poderes" é quando se enfrentam... que tristeza.

Flavio Ferrari disse...

E, como em qualquer briga, todos sempre saem perdendo ...

Anônimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny