Páginas

terça-feira, novembro 01, 2005

RPG - Preparando os Gestores do Futuro

Seu filho mais velho ou seu irmão mais novo passa dias trancado numa sala com um bando de gente estranha jogando RPG (Role Playng Game) ?
Não é tão terrível como parece.
Neste jogo o Mestre (experiente) prepara uma aventura que será vivida pelos demais participantes. Cabe ao mestre conduzir os participantes desta aventura no cenário que ele mesmo criou, apresentando os desafios que terão que superar para atingir o objetivo proposto.
O mestre precisa criar, portanto, o contexto (história, objetivo, cenário) e os desafios, de modo a garantir que o jogo seja estimulante e divertido.
Os participantes criam seus personagens de uma maneira bastante interessante. Eles tem um número de "pontos" limitado para distribuir entre diversas competências. Podem optar por construir um personagem muito forte e hábil com armas (guerreiro), mas precisarão abrir mão de outras habilidades como intuição e comunicação.
Um grupo experiente combina a escolha dos personagens de maneira complementar, pois sabe que os desafios que serão apresentados pelo Mestre ao grupo demandarão habilidades distintas a cada momento. Um bom grupo tem sempre um Guerreiro, um Mago, um Ladrão (especialista em ardís) e outros personagens úteis para a missão.
Ao Mestre, único com conhecimento prévio do contexto geral da aventura, compete orientar o time para que a seleção dos personagens seja compatível com as tarefas que surgirão.
Ao longo da aventura, os personagens podem evoluir, e desenvolver novas competências ou ganhar outros recursos (armas, magias, etc.), na medida em que superem os desafios.
O Mestre deve dosar os desafios para que sejam suficientemente difíceis (é a graça do jogo) mas superáveis pelo trabalho em equipe e a perícia individual (estimulantes).
Na minha opinião, trata-se de um dos melhores treinamentos para gestão de pessoas de que tenho notícia.
O pessoal de RH deveria ficar de olho nisso.
E eu, vou sugerir ao meu filho (que adora "mestrar" RPG), que coloque isso no currículo quando chegar o momento.
E, enquanto isso, quem sabe convidá-lo para dar uma palestra para nossa equipe de gestores.
No mínimo, será mais divertido do que os treinamentos convencionais ...

Um comentário:

CRIATIVE-SE disse...

Flávio, intelectuamente instigante, como sempre!
Peguei o recado... prepare-se para ser guerreiro, mago... Ladrão? Não, afinal é fora da ética.